segunda-feira, 22 de março de 2010

Definições de cultura

Cultura é o termo central da disciplina chamada Antropologia Social ou Antropologia Cultural. Os antropólogos, entretanto, não chegaram ainda a uma definição geralmente aceita deste termo. A avaliação crítica das definições correntes pode facilitar a compreensão do significado de cultura.


Definições que enfatizam herança social:
Bronislaw Malinowski diz: “esta herança social é o conceito chave da antropologia cultural. É usualmente chamada cultura...
Ëdward Sapir apresenta uma definição similar quando afirma que: “cultura se refere a qualquer elemento socialmente herdado na vida do homem, material ou espiritual”.
Ralph Linton idem: “a hereditariedade social é chamada cultura… cultura significa a hereditariedade social total da humanidade…”


Definições que enfatizam comportamento aprendido:
Tem sido empregadas por diversos psicólogos, sociólogos e antropólogos.
Ruth Benedict diz: “… cultura é o termo sociológico para comportamento aprendido...”
Julian Steward: “cultura é geralmente entendida como os principais modos aprendidos do comportamento que são socialmente transmitidos...
Älison Davis: “... cultura... pode ser definida como todo comportamento aprendido pelo indivíduo em conformidade com um grupo...”
Clyds Kuckhohn: “cultura consiste em todo aprendizado social transmitido”
Charles Hockett: “cultura são aqueles hábitos que tem os homens porque aprenderam... de outros homens”.


Definições que enfatizam idéias:
Clark Wissler: “... cultura é uma associação complexa definida de idéias”.
James Ford: “... cultura pode ser resumidamente definida como um fluxo de idéias, que passa de indivíduos para indivíduos mediante a ação simbólica, instrução vernal ou imitação.
Walter Taylor: “por... cultura... eu quero dizer todos aqueles constructos mentais ou idéias que foram aprendidos ou criados por um indivíduo desde seu nascimento... cultura... consiste em idéias”.


Definições que enfatizam participação do comportamento compartilhado ( ou estandartizado ): Explícita ou implicitamente, muitas definições enfatizam após “comportamento compartilhado”.
Geoffrey Gorer diz: “... cultura, no sentido antropologico da palavra (é) ... padrões compartilhados ( shared patterns ) de comportamento aprendido...”
Kimball Young: “cultura consiste em idéias, atitudes, hábitos comuns e mais ou menos estandartizados...”
Clark Wissler: “... cultura é... o agregado de crenças e procedimentos estandartizados seguidos pela tribo”.


Definições enfatizando abstração a partir do comportamento:
Afirmações desta ordem foram feitas por vários antropólogos. Algumas das mais explícitas:
A.L. Krosber e C. Kuckhohn afirmam: “uma cultura é então uma abstração”.
Psicólogo John Dollard: “cultura é o nome dado aos costumes abstraídos e intercorrelacionado de um grupo social”.
David Aberle: “cultura é o comportamento socialmente transmitido concebido como uma abstração a partir de grupos sociais concretos”.


Definições enfatizando o superorgânico:
Segundo Leslie White: “cultura... constitui uma classe de eventos supra-biológicos, ou extra-somáticos...” Afirmações quase idênticas foram feitas por Kroeber e por Lowie.


Uma definição enfatizando nome de uma classe de coisas e eventos:
‘É a definição proposta por Leslie White: “Cultura... é uma palavra que podemos usar para designar uma classe de fenômenos-coisas, eventos...”. Segundo White, “cultura é o nome da classe de todas as... coisas e eventos dependentes da simbolização...”. A capacidade de simbolização é descrita como a “... capacidade criativa de... livre, ativa e arbitrariamente conferir valor às coisas...” ... uma coisa que em um contexto “e um símbolo é, em outro contexto não um símbolo, mas um sinal... Esta distinção deve ser feita (somente) quando alguém confere valor... (a um objeto físico) ... ou quando um valor previamente conferido é descoberto pela primeira vez”.


Sub-cultura
O termo refere-se a certas tendências universais que parecem ocorrer em todas as sociedades. Sustentam a cultura, podem precede-las e estabelecer os
limites da sua variação.
(Grupos de religião, linguagem, alimentação, valores morais, etc...)
Origem (por migrações, absorção pela sociedade dominante, segregação física, especialização ocupacional e outras fontes)
Modos de relacionamento com a cultura (desde a indiferença até o conflito)


Contra-cultura
O termo é sugerido para fazer uma diferença entre o sistema normativo de sub-sociedades e normas que surgem e que estão em situação de conflito.

Nenhum comentário: